Formatos de leitura Books2bits:
Leitura livre e gratuita: ligações em cada página de livro
PDFs para venda direta (direcciona para um formulário de Google)
E-books na Amazon
Impressos na Servicop e livrarias distribuidora Bibliomanager
Estas diretrizes para autores tomam como referência, com algumas mudanças pela índole de nossa editora, o excelente trabalho realizado pelas editoras da Prosecretaría de Gestión Editorial y Difusión de la Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación da Universidad Nacional de La Plata.
Estas Diretrizes têm como objetivo unificar critérios formais a fim de dar homogeneidade à linha editorial definida para as diversas coleções de livros Books2bits e são de cumprimento estrito para todas as propostas que forem apresentadas. Não serão aceitos os originais para dar início a seu processo de edição enquanto os mesmos não se ajustarem aos requerimentos destas Diretrizes. Seu incumprimento pode ocasionar a rejeição da proposta.
Os originais deverão ir acompanhados do contrato, devidamente preenchido e assinado, que foram entregues ao autor no momento da notificação da aprovação de publicação do original
Apresentação do original
Para que o projeto aprovado ingresse a edição o autor deverá apresentá-lo em formato digital, com as modificações sugeridas na etapa de avaliação. O texto todo deve ser entregue em um só arquivo que deverá conter as seguintes partes (marcadas com asterisco as de apresentação obrigatória):
Estilo
O conteúdo do livro deve respeitar as seguintes características:
Texto escrito em processador Word, RTF ou OpenDocument
Tamanho de página: A4 (210x297 mm)
Alinhamento de parágrafo: à esquerda, sem sangria nem espaçamento anterior/posterior
Fonte: Times New Roman
Tamanho de fonte para texto principal: 12
Tamanho de fonte para citações longas destacadas, margem direita: 12
Tamanho de fonte para notas de rodapé: 10
Tamanho de fonte para gráficos editáveis: 10
Espaçamento entre linhas: 1,5
Margens superior e inferior: 2,5 cm
Margens direita e esquerda: 3 cm
O texto deve estar escrito em letra “normal” ou “redonda”. Recomenda-se não abusar dos destacados (negrito,itálico, sublinhado, MAIÚSCULA).
Conteúdo dos arquivos
Na capa deverá figurar:
Título: se não possui subtítulo, extensão máxima de 40 caracteres com espaços.
Subtítulo (optativo): se possui subtítulo, o título terá um máximo de 25 caracteres e o subtítulo, um máximo de 45.
Nome e sobrenome.
Figura:
Autor: quem escreve individualmente a obra.
Coordenador: quem planifica os conteúdos da obra desde sua concepção, encomenda, seleciona e sistematiza uma série de artigos/capítulos de vários autores, com quem se vincula de forma direta e aprova a totalidade da obra.
Compilador: quem reúne em um só corpo de obra, partes, extratos ou textos de outros vários livros ou documentos de diversos autores e lhes dá uma determinada ordem.
Nos dois últimos casos somente será indicado na capa o nome do compilador/coordenador.
Os nomes dos autores serão fornecidos no índice, sob o título de cada artigo/capítulo, e no final do livro, seguidos de uma síntese de seus dados acadêmicos-profissionais.
CV dos autores/coordenadores/compiladores:
Máximo: 10 linhas.
Será fornecida a seguinte informação, na ordem detalhada a seguir:
Nome(s) e sobrenome(s).
Títulos de graduação e pós-graduação. Nome completo da instituição outorgante. Temáticas ou áreas nas que se especializa.
Atividade docente: indicar o nome das matérias que leciona e a instituição:
Atividade profissional: outros dados atuais relevantes.
Publicações: informar um máximo de três títulos e o ano de sua publicação. O autor incluirá os livros que considerar mais importantes.
Pesquisa - Extensão: direção ou participação de projetos. Indicar somente a temática e a instituição em que se desenvolve.
Atividades realizadas anteriormente, prêmios recebidos, outros dados de interesse.
O autor pode dedicar a obra a alguma pessoa ou instituição. A dedicatória deve ser um texto breve, sugere-se que não exceda as 250 palavras.
Trata-se em geral de uma frase de um autor reconhecido, que se refere ao conteúdo da obra. Indicar nome e sobrenome do autor e título da obra. Máximo: 500 caracteres com espaços.
Escreve-se sobre a margem direita. Cita-se sem aspas; a letra deve ser de um corpo menor que o usado no desenvolvimento da obra (geralmente, corpo 10). Indica-se título da obra e autor.
Entrar con un miedo profundo
pensando en la giganta de Baudelaire…
Eche veinte centavos en la ranura
Raúl González Tuñón
O autor pode agradecer a alguma pessoa ou instituição.
Prólogo: escrito anteriormente ao corpo da obra, a cargo do autor, compilador ou coordenador. Se é uma obra de um único autor, não deve possuir assinatura. Se a obra for compilada ou coordenada, informa-se no final do texto nome e sobrenome, cidade e ano.
Apresentação: a cargo de uma pessoa diferente do autor. No final do texto, informar nome e sobrenome, cargo ou título máximo, cidade e ano.
Não são utilizadas citações textuais nem referências bibliográficas.
Está localizado antes do começo da obra propriamente dita (estilo anglo-saxão).
Reflete a estrutura lógica do texto e atua como esquema de conteúdo, na medida em que se informa a ordem em que aparecem os títulos e subtítulos dos capítulos, partes, etcétera, que fazem parte da obra. Recomenda-se incluir no índice unicamente os títulos e subtítulos principais de cada capítulo: o índice deve ser tanto orientativo como conciso para servir de ferramenta útil para o leitor.
O título dos capítulos deve ser indicado em corpo 16, sem negrito, em maiúscula/minúscula, separados por dois espaços do texto ou subtítulo que estiver a seguir. Sem ponto final, sublinhados, nem numeração. A estrutura dos capítulos sem numeração exige um planejamento da obra que, sem perder especificidade de conteúdo, a diferencie do modelo de escrita monográfica cujas regras dependem das demandas formais de cada disciplina para o interior de sua própria comunidade.
Subtítulos: corpo 14, sem negrito, separados por dois espaços do texto que os precede e por um espaço do parágrafo que estiver a seguir. Sem ponto final, sublinhados nem numeração.
Sugere-se usar un máximo de três (3) níveis de subtítulos:
Primeiro nível (tamanho 14 normal)
Segundo nível (tamanho 12 negrito)
Terceiro nível (tamanho 12 itálico)
Se for compilação, informar em itálico, sob cada título, o nome e o sobrenome do autor.
Fica a cargo dos autores. Pode realizar uma “revisão” dos temas abordados ao longo da obra, reformular a hipótese inicial, deixar apresentadas novas linhas de análise, etc. Costuma ser desenvolvida em uma extensão de entre cinco(5) e vinte (20) páginas. Nos textos acadêmicos deve conter uma sugestão ou proposta de política pública que possa ser levada adiante a partir da informação que o texto oferece.
Podem ser incluídos aqui todos os documentos que os autores considerem relevantes para completar o desenvolvimento do livro: arquivo de imagens, áudio, documentos escritos, tabelas, artigos de outros autores que por motivos de planejamento não convém a inclusão no corpo da obra, mas que representam uma referência valiosa, etc.
Podem ser incluídos tanto glossários como outras referências que contribuam para lançar luz sobre o conteúdo do texto.
As notas sempre serão inseridas no final do texto.
As notas devem ser escritas em tamanho da fonte 10, espaçamento simples entre linhas, alinhadas à esquerda.
As notas introduzem informação complementaria a aquela apresentada no texto no texto:
comentários pessoais
explicações
esclarecimentos
exemplos ou dados ilustrativos
fragmentos citados na língua original.
referências internas a outra parte da mesma obra ou referências externas a outras obras, com o objetivo de reforçar o argumento no corpo do texto ou de incluir alguma discussão crítica.
As notas não devem ser usadas para introduzir referências bibliográficas, os livros da Books2Books usam o estilo de citação autor-data (citação americana) para introduzir ditas referências.
Recomenda-se não abusar do uso de notas.
Nas notas de rodapé o número sobrescrito deve estar localizado depois do sinal de pontuação, exceto quando a nota de rodapé se refira unicamente à última palavra da oração (nesse caso o ponto deve se localizar após o número sobrescrito).
Exemplo:
Quizás a través de una parábola cervantina de Borges, publicada el año 1933 en un oscuro boletín de la Biblioteca Popular de Azul, que se llama “Una sentencia del Quijote”.5
As referências devem ser incluídas no final do livro. No caso de se tratar de uma obra de compilação, devem ser unificadas as referências de todos os autores do texto. Os livros Books2Books seguem o estilo de citação da American Psychological Association (APA, 2010).
Por favor leia atentamente a seção destas Diretrizes destinada a Referências Bibliográficas.
Resumo: Extensão mínima de 700 caracteres com espaços e máxima de 1.000 caracteres com espaços.
Deve ser breve, exato e claro. Evitar a redundância e os detalhes. Discriminar o essencial do acessório.
Deve mencionar a ideia original, os pontos principais do desenvolvimento e as conclusões às que se chegou.
Aconselha-se redigir o texto para um destinatário que não necessariamente conhece sobre o tema que o livro desenvolve, e não evitar tecnicismos.
Palavras-chave: No fim do resumo, sugira (5) palavras-chave. Não utilize como palavras-chave aquelas presentes no título e subtítulo do livro. A equipe editorial poderá modificá-las com o objetivo de um melhor aproveitamento da informação.
É proibido reproduzir, sem autorização expressa por escrito, imagens publicadas em outros meios gráficos ou digitais (livros, periódicos, páginas de internet, etc).
No caso de imagens entregues em formato digital, para edição em papel, a resolução deve ter um mínimo de 150 dpi (preferencialmente de 300) e o arquivo deve ser extensão JPG. Para edição digital a resolução deve seguir os mesmos parâmetros acabados de mencionar, legível, não pixelada.
As imagens devem ser entregues à parte, numeradas. Deve ser indicado o número no documento Word de maneira que seja fácil sua identificação.
Os gráficos devem ser apresentados como imagens.
As tabelas e quadros devem ser editáveis: não devem ser incluídos como imagem.
Se forem utilizadas tipografias especiais (como em grego ou algum tipo de símbolo ou fórmulas), deverá ser aproximada digitalizada a família tipográfica.
No corpo do texto, será indicado claramente o título, a numeração correspondente (em números árabes) e a fonte.
Não inserir os títulos e as fontes nas imagens.
Importante:
Citações textuais e referências bibliográficas
Podem ser citadas até 1.000 (mil) palavras de uma obra, na totalidade do livro.
Se essa quantidade for superada, o autor deverá providenciar a autorização expressa por escrito de quem tenha os direitos sobre a obra que será reproduzida(autor e/ou editora).
Recomenda-se não abusar deste tipo de citação. Não deveriam constituir mais de 20 por cento do total do texto.
Verificar sua pertinência, seu autor original e a inclusão da referência bibliográfica completa.
Estilo de pontuação para Autor-data
O ponto final deve estar localizado após o parêntese de fechamento da citação.
Exemplo:
Macedonio Fernández lo practicó en su narrativa con una radicalidad inaugural que Borges formuló después en La muralla y los libros. Leemos en ese texto: “La música, los estados de felicidad, la mitología, las caras trabajadas por el tiempo, ciertos crepúsculos y ciertos lugares, quieren decirnos algo, o algo dijeron que no hubiéramos debido perder, o están por decir algo; esta inminencia de una revelación que no se produce, es, quizá, el hecho estético” (Borges, 1994: 13).
Seguir o Guía para citações e referências Publicaciones de la FaHCE.
Para referencias de documentos legais recomendamos consultar o Manual de Estilo da Procuraduría del Tesoro de la Nación.
Para outras fuentes documentais, consultar The Basics of APA Style. Tutorial.
Uso ortotipográfico
Uso de itálico
Títulos de livros, revistas, periódicos, publicações, obras musicais, de teatro, óperas, programas de rádio e de televisão, quadros e esculturas. Este critério se manterá para a menção de bibliografia.
Nomes próprios de barcos, trens e aviões, nomes científicos de animais e plantas.
Palavras estrangeiras ou expressões latinas não admitidas por dicionários acadêmicos.
Destacar uma palavra, frase ou oración.
Termos usados em sentido irônico, figurado, inventados ou mal escritos de propósito.
Apelidos, alias, alcunha, codinome, ou pseudônimos.
Uso de negrito
Ressaltar alguma palavra ou expressão e facilitar a identificação de conteúdos.
Recomenda-se não abusar deste recurso tipográfico. Além disso, recomenda-se evitar ressaltar textos extensos tanto como seu uso eventual (isto é, adotar este recurso, sua utilização deve ser sistemática ao longo do livro).
Uso de letras maiúsculas
São escritas com letras maiúsculas iniciais:
Os nomes de instituições: universidades, unidades acadêmicas, institutos, ministérios, subsecretarias, direções, repartições, organismos públicos e privados, etc. Por exemplo: Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Suprema Corte de Justicia, Hospital San Juan de Dios.
Os nomes de áreas institucionais, congressos e encontros ou atividades acadêmicas, culturais, sociais e desportivas:XV Jornadas de Investigación. Centro de Investigaciones Geográficas y Departamento de Geografía, Primeras Jornadas de Historia Argentina y Americana (CHAyA).
Os nomes de programas sociais, educativos, sanitários, etc.: Asignación Universal por Hijo, Programa de Fertilización Asistida de la Provincia.
Abreviaturas
As abreviaturas consistem no encurtamento de uma palavra e sempre terminam com um ponto, que se respeita mesmo quando ele segue outro sinal de pontuação.
As abreviaturas de títulos ou cargos (Prof., M.e., Dra., Eng., Gral., Cdor.) são admitidos somente em gráficos, nóminas de autoridades, programações de congressos, jornadas, etc, nos quais os títulos ou cargos são significativos e se repetem em cada menção de pessoa. nos demais casos, a abreviatura não é utilizada, portanto deve ser escrito o cargo completo antes do nome.
Os cargos e títulos são escritos em minúscula quando estão antes do nome:o diretor Carlos Suárez, a doutora Laura Wiliams, o presidente Lautaro Cardenal.
N.º é uma abreviatura, portanto se escreve com ponto antes do sobrescrito(º).
Siglas e acrônimos
As siglas são a união de letras iniciais de várias palavras que formam o nome de uma instituição ou de um organismo, ainda que possam se referir a instrumentos ou objetos: CNEA (Comisión Nacional de Energía Atómica).
Os acrônimos são palavras que reproduzem uma ou várias sílabas das palavras que representam o nome de um organismo ou instituição: Mercosul.
Algumas regras de uso:
Não podem ser divididas no final da linha.
Sempre são escritas com letra maiúscula.
Não levam ponto final nem se deve deixar espaco entre letra e letra.
O gênero e número das siglas serão os da primeira palavra abreviada: o ISBN, os DNI. Não se pluralizam acrescentando s no final.
Algumas siglas se transformaram em substantivos comuns e por isso, são escritas com letra minúscula: aids, pyme. Há outros casos em que se mantém a letra maiúscula inicial: Aacrea (Asociación Argentina de Consorcios Regionales de Experimentación Agrícola).
Símbolos
Não devem ser confundidos com as abreviaturas. São abreviações de caráter científico ou técnico, constituídas por sinais não alfabetizados ou por letras.
Alguns símbolos alfabetizados
cm3: centímetro cúbico e não c.c.
g: grama
ha: hectare
kg: kilograma
km: quilômetro
mm: milímetro
NE: Nordeste
S: segundo [de tempo] e não sg
Alguns símbolos no alfabetizados
&: et (latín: e)
¶: informação complementar (Filología)
%: por cento
%0: por mil
oC: grau Celsius
©: copyright (direitos do autor)
São escritos sempre sem ponto final. Não levam acento. Não podem ser pluralizados. Alguns são escritos com letra minúscula e outros com letra maiúscula.
Deve-se evitar que a cifra e o símbolo ocupem linhas diferentes. Se for necessário, deve ser eliminado o espaço entre estes: 200mm.
Para a correta escrita de símbolos, é recomendada consulta do Diccionario Panhispánico de Dudas que oferece uma lista completa de uso.
Números
São escritos com letras as cifras do número um ao nove, exceto quando se trata de somas de dinheiro ou porcentagens, no qual é preferível escrever o algarismo: 3 mil pesos, 3% ou 3 por cento. No começo da frase recomenda-se escrever as quantidades com letras. Quando se enumeram cifras, se opta por escrevê-las todas em números. Para os milhões se usa a palavra “milhão”: 2 milhões ou dois milhões. Se a quantidade não for um número “redondo”, deve ser escrita com algarismos: 3.174 pesos. O sinal que deve ser utilizado nesses casos é o ponto. Os decimais são escritos com vírgulas: 13,3ºC.
A hora escreve-se com ponto: às 9:30. Não é necessário acrescentar o símbolo “h” nem a palavra “horas”. Quando a hora é exata, será escrita sem decimais: às 12, às 15.
São escritos sem pontos os anos (1810), endereços, (Rua 7 380) e os números e letras de placas de veículos (XPG 249).
Para a escrita de números de documentos legais, sugerimos consultar o Manual APA de Publicaciones 2010 (terceira edição traduzida da sexta em inglês), e o Manual de Estilo de la Procuración del Tesoro de la Nación (2015).
Uso de acento agudo
Para a correta acentuação gráfica de casos que apresentem duvidas, recomenda-se consultar o Diccionario Panhispánico de Dudas.
Alguns casos especiais
Os pronomes demonstrativos “este”, “ese” e “aquel” e seus femininos, devem ser escritos sem acento agudo.
“Esto”, “eso” e “aquello” são escritos sempre sem acento agudo.
“Solo” deve ser escrito sem acento.
“Aún/Aun”. é colocado acento quando pode ser substituído por “todavía”: “Aún lo necesita”. quando é utilizado com o mesmo significado que “hasta”, “tambien” ou “incluso” é escrito sem acento: “Participaron todos, aun los más reticentes”.
APA (American Psychological Association) (2010). Manual de Publicaciones (Tercera edición traducida de la sexta en inglés).
APA (American Psychological Association). The Basics of APA Style. Tutorial. Recuperado de http://www.apastyle.org/learn/tutorials/basics-tutorial.aspx
Ediunc (Editorial de la Universidad Nacional de Cuyo) (2013). Manual de estilo de Originales. Recuperado de: http://www.ediunc.uncu.edu.ar/public/paginas/index/como-publicar.
García Negroni, M.M. (coord.), Pérgola, L. y Stern, M. (2004). El arte de escribir bien en español. Manual de corrección de estilo. Buenos Aires: Santiago Arcos.
Procuraduría del Tesoro de la Nación (2015). Manual de Estilo. Recuperado de https://www.ptn.gob.ar/images/files/Manual%20de%20estilo%20PTN%202015.pdf
Real Academia Española (2013). DPD (Diccionario Panhispánico de Dudas). Recuperado de http://www.rae.es/obras-academicas/diccionarios/diccionario-panhispanico-de-dudas.
Wikilengua. Ortotipografía en arte. Recuperado de http://www.wikilengua.org/index.php/Ortotipograf%C3%ADa_en_arte#Pinturas. [Recomendado por Diccionario Panhispánico de Dudas. RAE].
Os nomes e endereços de e-mail informados nesta editora serão usados exclusivamente para os propósitos da mesma e não serão divulgados ou oferecidos para nenhum outro propósito ou a terceiros.
Formatos de leitura Books2bits:
Leitura livre e gratuita: ligações em cada página de livro
PDFs para venda direta (direcciona para um formulário de Google)
E-books na Amazon
Impressos na Servicop e livrarias distribuidora Bibliomanager
Atribuição Creative Commons – Não Comercial – Sem Obras Derivadas 4.0 Licença Internacional
Argentina: Calle 69 n 1083 e/ 16 y 17 | (1900) La Plata | Província de Buenos Aires
Mare de Deu de Lorda, 45, Primero | (08033) Barcelona | España
Correo-e: editorialbooks2b@gmail.com
Teléfono: +34 671 47 35 71
Feito com OMP Open Monograph Press
Proprietário: Hermes Data S. A. de C.V.
Registro de Propriedade Intelectual em processo