Descarga gratuita do PDF de El futuro de la edición y la comunicación académica
A editora Books2bits renova a sua aposta na publicação científica em Acesso Aberto ao inaugurar a sua nova coleção “Ciencia Abierta”, dirigida por Mela Bosch, com a tradução “El futuro de la edición y la comunicación académica. Informe del Grupo de Expertos a la Comisión Europea", com prefácio de Jean-Claude Guédon, Presidente do Grupo de Peritos sobre o Futuro da Publicação e Comunicação Académica.
Queremos destacar que este é o primeiro livro totalmente automatizado das coleções Books2bits, desenhado por nossa equipe de cientistas da computação. O PDF é um produto derivado da marcação XML do documento original.
Essa tecnologia, que passamos a oferecer aos nossos autores, também está disponível para outras editoras interessadas em digitalizar seus acervos de forma automatizada.
Disponível em:
Leitura gratuita e aberta em Open Access Leitor Enriquecido Adaptativo
Baixar PDF grátis
Sinopse
O relatório propõe uma visão do futuro da comunicação académica; examina o sistema actual - com os seus pontos fortes e fracos - e os seus principais intervenientes. Considera o papel dos investigadores, das instituições de investigação, dos financiadores e dos decisores políticos, dos editores e de outros prestadores de serviços, bem como dos cidadãos, e faz recomendações para cada um deles. O relatório coloca os investigadores e as suas necessidades no centro da comunicação académica futura e considera o conhecimento e a compreensão criados pelos investigadores como bens públicos. Os desenvolvimentos actuais, impulsionados principalmente pela tecnologia, levaram a uma expansão dos tipos de actores envolvidos na comunicação académica e, em alguns casos, à desagregação de funções tradicionais no sistema.
O relatório considera que a avaliação da investigação é uma pedra basilar da comunicação científica que afecta todos os intervenientes. Os investigadores, as comunidades e todas as organizações, especialmente os financiadores, têm a oportunidade de melhorar o actual sistema de comunicação e publicação académica: devem começar por introduzir mudanças no sistema de avaliação da investigação. A colaboração entre os intervenientes é essencial para alcançar mudanças positivas e permitir a inovação na comunicação académica e no sistema de publicação no futuro.