Soa logo existo [musica e arte sonora]

2 Títulos
SOA LOGO EXISTO [MUSICA E ARTE SONORA]

 

Sobre a coleção

Parafraseando Gustavo Basso, "o som é a representação mental de um acontecimento físico". Este último surge quando uma pessoa o ouve. Compositoras, compositores, artistas sonoros, instrumentistes, trabalham em suas criações, amassam, cozinham, mas se não são servidos à mesa, se não são ouvidos, a obra fica inacabada. As criadoras e criadores precisam da escuta e leitura de suas ideias para que o som encontre novas mentes, para criar raízes e florescer, para existir.

 

Criadores, alunos e ouvintes geram e coexistem em uma rede de relações por onde flui a informação. O objetivo desta coleção é contribuir para alimentar essa rede, em busca de novas ideias, novas leituras, novas discussões, novas criações.

 

Alcance da coleção

A coleção está aberta a autoras e autores que queiram apresentar seus pensamentos, experiências criativas e / ou pedagógicas, pesquisas e debates no campo do uso do som como matéria-prima para a criação. Os escritos podem estar focados tanto a partir de uma determinada disciplina quanto de abordagens interdisciplinares e / ou transversais.

- Arte sonora.

Instalações / Esculturas sonoras / Paisagem sonora / Desenho sonoro.

- Linguagem musical.

Harmonia / Ritmo/ Arranjos/ Orquestração / Composição /Improvisação.

- Música incidental.

Composições e compositores para cinema, dança, teatro, jogos e videogames.

- Crítica e análise musical.

- Música e tecnologia.

Luthería acústica e eletrônica de instrumentos / Técnicas de produção e reprodução de áudio / Software dedicado à produção de áudio / Engenharia de áudio.

- Música e sua relação com as ciências sociais.

Análises sociológicas e antropológicas / Historia da música / Biografias. 

- Instrumentistas.

Métodos de estudo de instrumento / Perspectivas pedagógicas / Performance cênica.

 

Diretor: Luis Federico Jaureguiberry (La Plata, Bs.As., Argentina, 1971)

JAUREGUIBERRY_peque1.png

Saxofonista, compositor, docente e pesquisador.

Professor de Acústica Musical e Prática Experimental com Meios Eletroacústicos, Departamento de Música, Facultad de Arte, UNLP.

Coordenador do Encontro entre Compositores e Instrumentistas. Departamento de Música de la FDA, UNLP.

Sua pesquisa se foca na produção de múltiplos sons em instrumentos da família do saxofone. Tem proferido palestras sobre temas relacionados com sua pesquisa em Århus (Dinamarca), Drammen (Noruega), Sevilha (Espanha) e Mercedes (Uruguai), bem como em várias cidades da Argentina.

Como saxofonista já tocou em vários palcos na Argentina, Croácia, Dinamarca, Espanha, EUA, Finlândia, Noruega, Suécia, Rússia e Uruguai, apresentando composições próprias e de compositores argentinos. Integra as formações de rock La Plata Doña Prudencia, Daniel Cat, Míster América e Traviatabosnialafortina. Trabalhou com os grupos Milronca de la Solapa, Grita Quincas, Utadre Arajo, La Banda Hermética (música de Hermeto Pascoal) e Dirty Diamonds. Como compositor e arranjador de formações musicais contemporâneas, trabalhou com o Quarteto de Saxofone Nórdico, o Quarteto de Saxofone de Jutlândia e o Quarteto de Roya, entre outros.