Erronkak: Desafios da Educacao no século XXI

2 Títulos

ERRONKAK: Desafios da Educacao no século XXI

 

Temáticas da Coleção

ERRONKAK: Os desafios da educação no setor XXI abordam as suas diferentes áreas de um ponto de vista predominantemente prático, no que diz respeito ao currículo das etapas obrigatórias e aos planos de estudos universitários, bem como às últimas linhas de pesquisa em educação. Nesse sentido, pretende-se promover um fórum que divulgue experiências, pesquisas, novas tendências e perspectivas, que ajudem profissionais da educação e estudantes a se aprimorarem em seu trabalho.

Para isso, esta coleção oferece um ambiente acadêmico para a divulgação de seus trabalhos em diferentes linhas temáticas de publicação na área da Educação. A primeira, Biblioteca Educativa, é dedicada à publicação de obras básicas para o professor sobre diferentes temas: currículos educacionais, ensino de ética ou ensino de habilidades básicas. Um segundo está devidamente focado em Ciências da Educação. Nele são integrados os textos relacionados com as diversas didáticas (Ciências Sociais, Linguagem e Literatura, Matemática e Ciências Experimentais), bem como os de outras áreas disciplinares da Educação, como Sociologia, Antropologia, Economia e Filosofia. Por fim, contém também as obras de Didática e Organização Escolar e Teoria e História da Educação.

Uma terceira é voltada para Estratégias e ferramentas em sala de aula, em que diferentes práticas de aplicação são coletadas em sala de aula, tanto nos níveis obrigatórios como no ensino superior. Por fim, a das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, que reunirá os princípios das TIC para a prática e a aprendizagem educacional em todas as fases, com uma linguagem acessível e abundância de modelos práticos.

 

Áreas disciplinares

Esta coleção pretende reunir títulos que abordem na sua fundamentação, e sempre a partir da Educação, uma grande variedade de disciplinas transversais básicas para a formação da pessoa, tais como a criatividade e aprendizagem da arte e da literatura, a educação cívica ou emocional, ou o fortalecimento de respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais.

Nesse sentido, pretende-se também divulgar trabalhos que tratem dos problemas mais relevantes do nosso tempo, como a violência e as desigualdades (de desenvolvimento; na distribuição da riqueza da terra; econômica e social). Neste ponto, são interessantes tanto os estudos que analisam a educação em grupos de migrantes (escolas sem fronteiras), quanto aqueles que se dedicam ao estudo da igualdade de gênero através da escola.

Além disso, esta coleção promove textos que abordam diferentes problemas ambientais (que são enfrentados desde a educação ambiental e a educação para o desenvolvimento sustentável) e, por fim, aqueles voltados para a segurança vital (especialmente relacionados à saúde e consumo), trabalham na promoção de estilos de vida saudáveis ​​e na educação. para um consumo sustentável.

Todos eles, temas transversais essenciais na Educação para o desenvolvimento integral do cidadão do século XXI, tendo a Agenda 2030 como referência.

 Diretor: Rafael Guerrero Elecalde

Rafael_Guerrero_Elecalde_peque2.png

Nasci em Santoña (Cantábria, Espanha), embora desde os meus primeiros anos tenha vivido em Vitoria-Gasteiz, capital do País Basco, onde cresci e me formei profissionalmente. Nesta cidade me formei e depois fiz o doutorado em História na Universidade do País Basco (UPV-EHU), defendendo uma tese dedicada à participação de bascos e navarros na Monarquia de Felipe V (1700-1746). Para fazer isso, recebi uma bolsa FPI do Governo Basco.

Uma das peculiaridades da minha pesquisa foi a incorporação de uma metodologia-chave de rede social para analisar as formas políticas, econômicas e sociais durante o século XVIII. Uma forma de colocar os verdadeiros protagonistas da história no centro do estudo: as pessoas. O principal culpado pelo uso desta metodologia foi meu diretor, Professor José María Imízcoz, com quem continuo colaborando.

Essa linha de pesquisa, que venho desenvolvendo intensamente há mais de duas décadas, tem me permitido estabelecer vínculos com diversos profissionais de alto nível de diferentes países e origens. Com todos eles, tive a oportunidade de compartilhar pontos de vista e resultados do nosso trabalho e, com boa parte desses profissionais, tive a oportunidade de estabelecer uma boa amizade que, felizmente, perdura ao longo do tempo.

Além desta linha de pesquisa, desde 2017 comecei a dar meus primeiros passos em Ciências da Educação, pois ingressei como docente no Departamento de Didática Específica da Universidade de Córdoba. Um trabalho que me levou a desenvolver plenamente uma das minhas vocações, que é a docência. Uma reconversão que envolveu um grande esforço pessoal e acadêmico, mas que foi totalmente satisfatória profissional, acadêmica e humanamente.

Desde então, tenho me dedicado principalmente à formação de futuros professores das fases infantil e primária da Faculdade de Ciências da Educação, embora ao mesmo tempo proceda a várias investigações relacionadas com o ensino das Ciências Sociais. Ultimamente, tenho trabalhado com a didática do Meio Ambiente, o uso de narrativas e histórias como ferramenta em sala de aula, o ensino de história e patrimônio local nas diferentes etapas, bem como a utilização de fontes documentais como recurso didático, entre outros.

Ao longo desses anos tive a oportunidade de divulgar os resultados de ambas as linhas de pesquisa em diversos livros e inúmeros capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais e colaborei como avaliador especialista em diversos periódicos acadêmicos. Desta forma, pude entrar em contato com os processos de edição, apreciando pessoalmente, e por outro lado, tanto os requisitos de qualidade da publicação como a necessidade de divulgação dos repositórios de acesso aberto.

Todos os livros

Expresiones artísticas de niñas, niños y adolescentes durante el aislamiento por COVID-19
Erronkak, 3

Expressões artísticas de meninas, meninos e adolescentes durante o isolamento pela COVID-19

Maira Querejeta, Ana Laguens, M. Justina Romanazzi
agosto 2, 2024
Erronkak 1

Notas sobre a educação do corpo : Discussões sobre conhecimento, treinamento e currículo

Nicolás Viñes (ed), Marcela Dalceggio (ed), Carolina Escudero (ed)
setembro 2, 2023