Expressões artísticas de meninas, meninos e adolescentes durante o isolamento pela COVID-19

Autores

Maira Querejeta
Centro de Estudios en Nutrición y Desarrollo Infantil (CIC, PBA), Universidad Nacional de La Plata
https://orcid.org/0000-0002-0049-3541
Ana Laguens
Centro de Estudios en Nutrición y Desarrollo Infantil (CIC, PBA)
https://orcid.org/0000-0001-7626-959X
M. Justina Romanazzi
Centro de Estudios en Nutrición y Desarrollo Infantil (CIC, PBA)
https://orcid.org/0000-0002-2333-7111

Palavras-chave:

arte, meninas, meninos, adolescentes, COVID-19, Direitos das crianças

Sinopse

Este trabalho apresenta um conjunto de produções artísticas que crianças e adolescentes realizaram durante a ASPO, referentes à COVID-19 e aos cuidados para sua prevenção. Está inscrito no projeto “Condições de moradia e cuidados domiciliares diante do isolamento social preventivo e obrigatório por COVID-19 em La Plata, Berisso e Ensenada. Situação do bem-estar infantil e propostas. Esta pesquisa, entre outros objetivos, propôs: conhecer o cumprimento e o modo de apropriação da ASPO nos domicílios, bem como os motivos e significados construídos em torno dela; conhecer como a ASPO afetou as atividades cotidianas do lar, as relações intrafamiliares, a vivência do espaço físico e os estados de ânimo da população infanto-juvenil; conhecer os problemas psicossociais e socioemocionais que crianças e adolescentes manifestam durante a ASPO e as formas como os adultos podem enfrentá-los.
Este estudo buscou promover a participação de crianças e adolescentes a partir de uma abordagem baseada em direitos, por meio de diversas formas de expressão artística como desenhos, histórias e vídeos. Os resultados do nosso estudo mostram que eles estavam cientes do que estava acontecendo, que se sentiram afetados de diversas maneiras e que incorporaram as medidas sanitárias recomendadas para prevenir a doença.

ISBN 978-631-90043-4-2 (imprimir)
ISBN 978-631-90043-6-6 (e-book)
ISBN 978-631-90043-5-9 (PDF)
ISBN 978-631-90043-7-3 (HTML)


Leia este livro em Acesso Aberto no Leitor Enriquecido Adaptativo


À venda em:

Formato digital (Kindle) na Amazon

Vendas diretas em formato digital (PDF) Books2bits (direciona para um formulário do Google)

Formato de papel na Argentina (e no resto do mundo pela DHL): Servicop

 

Cite este livro:
Querejeta, M., Laguens, A., e Romanazzi, M.J. (2024). Expresiones artísticas de niñas, niños y adolescentes durante el aislamiento por COVID-19. Books2bits. https://doi.org/10.51438/B2Bquelaro2024


Biografia das autoras

Maira Querejeta
Graduada e Professora em Psicologia. Especialista em Construtivismo e Educação e em Psicologia Educacional com orientação em Distúrbios de Aprendizagem da Linguagem Escrita. Pesquisadora Independente da Comisión de Investigaciones Científicas de la Provincia de Buenos Aires (CIC-PBA) do Centro de Estudios en Nutrición y Desarrollo Infantil (CEREN). Professor Adjunto Ordinário da Universidad Nacional de La Plata. Atualmente dirige o projeto epidemiológico “Saúde psicológica de crianças e adolescentes no contexto pós-pandemia” e acompanha bolsistas e alunos de tese em temas relacionados ao desenvolvimento e aprendizagem infantil. É autora de publicações e apresentações em eventos científicos. Avaliadora em comitês científicos de revistas, universidades e ministérios.

Ana Laguens
Graduada e Professora em Psicologia. Doutoranda em Psicologia pela UNLP. Foi bolsista de doutorado do CIC e do CONICET. Atualmente trabalha como Pessoal Profissional de Apoio à Atividade Científica da Comisión de Investigaciones Científicas de la Provincia de Buenos Aires (CIC-PBA) no Centro de Estudios en Nutrición y Desarrollo Infantil (CEREN). Participa de projetos de pesquisa sobre temas ligados ao desenvolvimento infantil e, principalmente, à comunicação precoce.

M. Justina Romanazzi
Graduadao, Professora e Doutora em Psicologia pela Facultad de Psicología da Universidad Nacional de La Plata (UNLP). Foi bolsista de doutorado da Comisión de Investigaciones Científicas de la Provincia de Buenos Aires (CIC-PBA) no Centro de Estudios en Nutrición y Desarrollo Infantil (CEREN). Atuou como docente universitária associada na Cátedra de Fundamentos, Técnicas e Instrumentos de Exploração Psicológica I da Facultad de Psicología (UNLP). Atualmente atua como Pessoal Profissional de Apoio à Atividade Científica no CEREN, participando de projetos interdisciplinares de pesquisa e extensão relacionados à avaliação e promoção do desenvolvimento infantil.

Expresiones artísticas de niñas, niños y adolescentes durante el aislamiento por COVID-19

Publicado

agosto 2, 2024

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.